domingo, 27 de setembro de 2009

Maus hábitos na gravidez ( Parte II)

Cigarro na Gravidez

O cigarro é capaz de provocar alterações importantes no
seu bebê e em você. Dentre elas, o cigarro pode fazer com que:

seu bebê nasça com baixo peso (2500g ou menos), seu bebê nasça morto (chamado de bebê natimorto). Aumento do risco de síndrome de Morte Súbita do Recém-nascido (multiplicado por 3), ocorra parto prematuro, ocorra complicações na placenta (órgão que é responsável, por nutrir o bebê durante a gestação), ocorra sangramentos durante a gestação, a mãe fique anêmica, a mãe ganhe menos peso na gravidez. Malformações: no corpo, nos órgãos internos e, em parte dos sentidos. Síndrome de Down: atraso mental. Deficiências orgânicas: após o nascimento, a criança pode apresentar incapacidade de desenvolvimento normal, dificuldades de aprendizagem, defeitos de caráter, pobreza mental e espiritual. Morte: o excesso de álcool pode causar um aborto. Gravidez extra-uterina.  Aumento das complicações no parto para o bebê e a mamãe.   


A influência do cigarro é proporcional ao número de cigarros fumados, portanto fumar durante toda a gravidez é bem pior que fumar apenas num período dela. Então não vale como desculpa pra você continuar fumando, só porque descobriu a gravidez por exemplo no 3º mês gestacional e estava fumando até então!



Como o cigarro atua prejudicando o bebê?

    A fumaça respirada do cigarro contem grande quantidade de monóxido de carbono, que se liga à hemoglobina, que é o pigmento do sangue que carrega o oxigênio tanto para a mãe como para o bebê. O monóxido de carbono ocupa o lugar do oxigênio na hemoglobina e, com isso, vai menos sangue para o bebê.

   Além disso, os componentes tóxicos do cigarro, que vão para o sangue da mãe, impedem que a placenta se desenvolva adequadamente. Como a placenta é o principal responsável em dar oxigênio e nutrientes para o feto, isso também contribui para a morte e mal desenvolvimento do bebê.
   Em terceiro lugar, a mãe tem o sério risco de ficar com pressão alta durante a gravidez, que é a causa que mais provoca morte materna no Brasil. A placenta é responsável por manter a pressão da mãe normal e como ela não se desenvolve direito devido ao cigarro, ela não consegue manter essa pressão nos valores adequados (que geralmente na grávida são de 110 x 70 mmHg)
   O cigarro ainda é prejudicial para as mulheres que estão amamentando, porque também faz com que o bebê cresça menos, devendo ser evitado também durante este período.



O fumo do cigarro é constituído por quase 5 mil substâncias tóxicas, dessas substâncias, 80 são cancerígenas, a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão são algumas dessas substancias.















Nicotina - considerada droga pela OMS é uma droga psicoativa e é responsável pela dependência do fumador. Atua ao nível do sistema nervoso central, diminui a chegada do sangue aos tecidos e causa dependência química.
Monóxido de Carbono (CO) - diminui a quantidade do oxigénio no sangue.
Alcatrão: Substancia tóxica e cancerígena que ajuda ao desenvolvimento de vício. Ele obstrui as vias respiratórias e é altamente cancerígeno, dando início à formação de tumores
Acetaldeído – Produto metabólico primário do etanol no processo de transformação em ácido acético. É um dos agentes responsáveis pela ressaca.
Acetona – Solvente inflamável.
Ácido cianídrico – Cianeto altamente venenoso (bloqueia a recepção do oxigénio pelo sangue).
Acroleína – Componente que provoca o mau hálito na boca.
Amoníaco – Químico perigoso utilizado em produtos de limpeza.
Arsénico – Componente altamente nocivo – veneno puro.
Benzopireno – Substância cancerígena que ajuda no processo de combustão – faz com que o cigarro não se apague.
Butano – Gás incolor, inodoro mas altamente inflamável.
DDT – Agrotóxico.
Dietilnitrosamina – Causador de lesões hepáticas.
Fenol – Ácido carbólico que corroi e irrita as nossas membranas mucosas. Caso fosse ingerido ou inalado era mortal! Para além de ser corrosivo afecta também o nosso sistema nervoso central.
Formol – Formaldeído.
Metais pesados – Chumbo e cádmio. Um único cigarro contém 1 a 2 mg, pelo que como a média de vida destas substancias é de 10 a 30 anos, reduz a capacidade dos pulmões. Entre outros problemas também causa: dispnéia, fibrose pulmonar, enfisema, hipertensão, câncer nos pulmões, próstata, rins e estômago.
Metanol - Álcool metílico usado como combustível de foguetes e automóveis.
Monóxido de carbono - Gás inflamável e extremamente radioativo.
Naftalina - Substância cristalina branca, volátil, com odor característico antitraça.
Nicotina – É um alcalóide que também é usado como insecticida. Apesar de cheirar mal constitui o princípio activo do tabaco, sendo a substancia que provoca o vício e o cancro nos pulmões.
Níquel – Armazenam-se no fígado e rins, coração, pulmões, ossos e dentes – resultando em gangrena dos pés, causando danos ao miocárdio etc..
Pireno – Hidrocarboneto Cancerígeno – Utilizado como aromatizante.
Polônio – Extremamente radioativo.

Tabaco e malformações:
A taxa global de malformações nos filhos de fumadoras grávidas não parece ser diferente da taxa da população geral.
Em contrapartida, certas malformações específicas são significativamente mais numerosas nos filhos de fumadoras grávidas: fendas faciais, gastrosquise, crânio-estenoses sobretudo.
fonte :  www.stop-tabac.ch/

DEIXE DE FUMAR E TERÁ UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL
Alterações previstas para a saúde

20 min -» A pressão arterial e o ritmo da pulsação voltam ao normal.
8 h -» Os níveis de nicotina e de monóxido de carbono baixam para metade. Os níveis de oxigénio voltam ao normal.
24 h-» O monóxidode carbono começa a ser eliminado do organismo. Os pulmões começam a ficar livre de muco e de resíduos do tabaco.
48 h-» Deixa de existir nicotina no organismo. Os sentidos do paladar e do olfacto melhoram significativamente.

DIGA NÃO AO CIGARRO

disque saúde 0800 61 1997

Postado por: Paola

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails